domingo, 22 de março de 2009

Comunidade ‘Discografias’ é fechada no orkut

Do info online (leia a matéria completa)

SÃO PAULO – A maior comunidade de downloads de músicas do orkut deu seus últimos suspiros no dia de ontem (16). Sob “ameaças da APCM e outros orgãos de defesa dos direitos autorais” os moderadores foram obrigados a trancar todo o conteúdo da "Discografias" na rede social.

A APCM (Associação Anti-Pirataria Cinema e Música) começou a perseguição no final do ano passado, nos bastidores do orkut. O alto volume de arquivos e os mais de 921 mil usuários foram as principais razões para a comunidade ser nominada como o primeiro e principal alvo dos defensores de direitos dos artistas.

Em comunicado na própria comunidade, os moderadores (que não querem se identificar) pronunciaram que o esforço não mudará muita coisa: “o é com o fechamento desta comunidade e outras equivalentes que as gravadoras irão aumentar seus lucros. Muitos artistas perderão seus meios de divulgação. Milhares de membros terão que procurar outras atividades no Orkut que não seja o download de músicas e afins. O número de sites e blogs de conteúdo similar, mais programas como eMule, Limewire, de torrents e outros P2P, cresce em progressão geométrica”.

A APCM representa empresas como Disney, Globo, Universal, Sony/BMG, Fox, Paramount Pictures, Warner Bros e muitos outros. Há poucos meses, tentou retirar o site Legendas.Tv do ar, que conseguiu se reerguer utilizando outra hospedagem.

---------------

Confesso que sinto um pouco de pena dos "defensores dos direitos dos artistas" (Disney, Globo, etc são artistas, claro) em sua eterna luta contra o inevitável. Segundo a notícia, a APCM/RIAA estava desde o ano passado para conseguir intimidar os moderadores a fecharem a comunidade. Um processo de meses (que se tornariam anos, caso os moderadores não aceitassem a indimidação e sofressem processo juducial) para acabar com uma página que pode (e será) refeita no dia seguinte, com nome similar ou algo assim.

O legendas.tv foi mais esperto e driblou a ameaça com estilo. Eu só gostaria de saber em que ponto legendas criadas por usuários constituem pirataria, mas isso é outra história.


Postado por Raoni Pereira

3 comentários:

  1. Isso sim, é piada. As gravadoras estão que não passa nem óleo quente, porque quase não vendem mais cds por causa da pirataria fonográfica e do compartilhamento via internet. Comprar cd é coisa de colecionador e grande fã, mas não faz o menor sentido pra divulgação de artista. Eu, que nunca tinha ouvido falar em La Polla Records até anteontem nunquinha que ia esperar 20 dias até que um cd comprado via internet chegasse em minha casa pra eu conhecer a banda e decidir que não gostei. A-on-de!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parece até a iniciativa de um grupo de advogados que estava tentando acabar com a cultura da xerox nas universais, lutando pelos direitos autorais.
    Em vez de proibir, eles deveriam propor meios mais acessíveis de se chegar ao mesmo fim.

    ResponderExcluir