quarta-feira, 25 de março de 2009

Uma Etnografia do Virtual

Achei um trabalho de antropologia, onde o pesquisador se propõe a investigar a comunicação entre os integrantes de uma comunidade virtual chamada Debian, que se organizam em forma de bazar, possibilitando o diálogo, a troca e o gerenciamento do trabalho de todos os seus membros.

Interessei-me, em particular, pela parte do trabalho em que ele aponta as dificuldades de se realizar um trabalho etnográfico em rede, já que não possui uma dimensão de tempo e espaço para ser descrito, nem sujeitos a serem observados. O pesquisador se atém ao estudo da linguagem em rede, que tem como um dos papéis substituir a linguagem não verbal.


Link: http://antropologia.codigolivre.org.br/debian/node7.html


Fábio Veiga.

Um comentário:

  1. Interessante o trabalho...

    Sobre a questão metodológica, nunca trabalhei com etnografia, mas até onde sei, quase todas as metodologias de pesquisa podem ser adaptadas para pesquisas no ciberespaço, algumas com mais modificaçoes e outras menos...

    Gosto bastante de observar a linguagem também. O uso de emoticons, por exemplo, para manifestar expressões e sentimentos via texto, ou até mesmo algumas 'abominações' como o miguxês ou o leet, formas totalmente novas de escrita que surgem com a cibercultura, características de grupos específicos.

    ResponderExcluir