segunda-feira, 1 de junho de 2009

Anonimato na internet


Levantamos um pouco sobre a questão do anonimato na internet na última aula online. Alguns até fizeram algumas brincadeiras pra descontrair. Porém mais do que uma brincadeira, aqueles pequenos momentos de descontração foram uma ótima demonstração prática de que as coisas na internet funcionam bem diferente do que na teoria.

Na teoria, e na mente de pessoas que não tem afinidade com a internet, qualquer um na internet pode finjir ser quem não é, tudo isso graças ao anonimato.

Na aula que tivemos online não vi ninguém preocupado se o colega de chat era ou não quem dizia ser, se não era um amigo que recebeu uma grana pra ficar ali, um irmão chantageado pra ficar no seu lugar na aula, uma tia velha que não tem o q fazer ou até mesmo o próprio cachorro!

Alguém aí consegue imaginar algum motivo para não haver essas preocupações entre nós? Será que não é óbviu?

Deixo o resto pra vocês pensarem...

Postado por Leandro

8 comentários:

  1. Eu, particularmente, não me importo porque simplesmente não acho importante realmente. Se fosse a vó de alguém, e desse contribuições pra aula, pouco me importa.

    É por isso que sou tão desleixado com citações em aula. Em geral eu digo algo que alguém disse, e nem me lembro quem é o autor. O autor não importa, o que importa são as idéias.

    É o que acontece na inteligência coletiva...

    Mas tem um ponto interessante, comento na próxima aula.

    ResponderExcluir
  2. quem disse q se trata de anonimato? trata se de alguem se expor em um plano ,q nao o fisico, o do trivial social, dorma como gostaria de ser(alterego, etc)
    nao acredito q as pessoas desejem o anonimato, vide as redes de relacionamento.
    o fato eh q as pessoas tendem a querer pertencer. ou pertencem ou nao existem.ou sao vistas ou nao existem, nao interessa se se apresentem como o bozo ou a vovó mafalda.
    e o cyber eh a cultura da cópia mesmo(caos criativo, cultura do videoclip).para onde nossos olhos devem se voltar, afinal?
    a oferta eh grande,informações em tempo real.
    nesse exato momento nao me importa o aviao da air france.minha vida nao vai mudar em nada com essa noticia.mas eh o q oferecem aos meus olhos. desligo a tv.nao me submeto a qq coisa, pq isso eh mediocre demais.nao tenho q saber tudo q acontece no mundo, muito menos no virtual.e , principalmente q nao agregue nada a minha vida....

    ResponderExcluir
  3. A graça do ciberespaço está nessa coisa de não saber se quem tá do outro lado do pc é um cachorro, meu irmão de 8 anos ou minha vó de 75. Como Elfo disse, a idéia expressada por quem está falando é mais importante do que quem está falando. Foi uma das coisas que percebi na aula online. Eu não sabia quem estava participando da aula, porque o nome é muito pouco pra se identificar as pessoas. Mas essas pessoas me mostraram uma gama de idéias, que era o que, naquele momento, era importante.

    ResponderExcluir
  4. A propósito, o comentário acima foi feito por Luisa Carolina. =)

    ResponderExcluir
  5. nao acredito em nada coletivo na nossa civilização,q, por sinal, deve ser extinta em breve, espero.nosso legado eh a cultura do recorte, fomos consumidos pelo proprio consumo...

    ResponderExcluir
  6. Caso eu me esqueça, a questão que eu ia mencionar é um complemento que algum autor faz (nome?): Mas é melhor que te mostres como um cachorro, para que não te confundam com um gato ou outra coisa. Quer dizer: Como anonimo, não há possibilidade de aproximação com seus interesses. Ou seja, se você é um cachorro e quer conversar com outros cachorros, tem que deixar bem claro de que é um deles.

    Algo assim.

    ResponderExcluir