domingo, 7 de junho de 2009

Pelo veto ao projeto de cibercrimes - Em defesa da liberdade e do progresso do conhecimento na Internet Brasileira.

Procurando no youtube algo para mostrar no site, achei um video sobre o projeto de lei do Senador Azeredo, que me levoua ao a baixo assinado Pelo veto ao projeto de cibercrimes.

Trecho retirado da petição Pelo veto ao projeto de cibercrimes - Em defesa da liberdade e do progresso do conhecimento na Internet Brasileira.

"Um projeto de Lei do Senado brasileiro quer bloquear as práticas criativas e atacar a Internet, enrijecendo todas as convenções do direito autoral. O Substitutivo do Senador Eduardo Azeredo quer bloquear o uso de redes P2P, quer liquidar com o avanço das redes de conexão abertas (Wi-Fi) e quer exigir que todos os provedores de acesso à Internet se tornem delatores de seus usuários, colocando cada um como provável criminoso. É o reino da suspeita, do medo e da quebra da neutralidade da rede. Caso o projeto Substitutivo do Senador Azeredo seja aprovado, milhares de internautas serão transformados, de um dia para outro, em criminosos. Dezenas de atividades criativas serão consideradas criminosas pelo artigo 285-B do projeto em questão. Esse projeto é uma séria ameaça à diversidade da rede, às possibilidades recombinantes, além de instaurar o medo e a vigilância.

Se, como diz o projeto de lei, é crime "obter ou transferir dado ou informação disponível em rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado, sem autorização ou em desconformidade à autorização, do legítimo titular, quando exigida", não podemos mais fazer nada na rede. O simples ato de acessar um site já seria um crime por "cópia sem pedir autorização" na memória "viva" (RAM) temporária do computador. Deveríamos considerar todos os browsers ilegais por criarem caches de páginas sem pedir autorização, e sem mesmo avisar aos mais comum dos usuários que eles estão copiando. Citar um trecho de uma matéria de um jornal ou outra publicação on-line em um blog, também seria crime. O projeto, se aprovado, colocaria a prática do "blogging" na ilegalidade, bem como as máquinas de busca, já que elas copiam trechos de sites e blogs sem pedir autorização de ninguém! "

Os primeiros da lista:

André Lemos, Prof. Associado da Faculdade de Comunicação da UFBA, Pesquisador 1 do CNPq.

Sérgio Amadeu da Silveira, Prof. do Mestrado da Faculdade Cásper Líbero, ativista do software livre.

João Carlos Rebello Caribé, Publicitário e Consultor de Negócios em Midias Sociais

Links:

Senador Azeredo quer INCRIMINAR OS INTERNAUTAS!

http://www.youtube.com/watch?v=66eXnVqLX-M

Pelo veto ao projeto de cibercrimes - Em defesa da liberdade e do progresso do conhecimento na Internet Brasileira

http://www.petitiononline.com/veto2008/

Por Fábio.

Um comentário:

  1. eh...as faculdades fecharao suas portas!!!!
    a questao do cyber eh saber usa-lo. cópia, cópia e cópia, quem produz atravez de sua bagagem cultural algo de valor genuino? eu nao conheço!
    se nao sabemos usar a ferramenta, q venham os limites.o orkut, p.ex.era pra ser uma rede de relacionamentos, virou uma rede de pedofilos, adolescentes infratores q marcam ocal e hora para agressao, etc
    voltando: se nao temos educação de base, como iremos passar direto para o cyber, pulando a etapa do fisico???????

    ResponderExcluir