sexta-feira, 19 de junho de 2009

Google espião

Pessoal, segue uma matéria retirada da Isto É.Fala sobre um serviço disponibilizado pelo Google em alguns países e quetem tirado o socego de algumas pessoas. Imaginem o que não poderá causarno Brasil, quando vier a ser disponibilizado aqui! Rsrs.Abraços.
Google espiãoO serviço Street View pode até ser divertido - mas invade a privacidade das pessoas em diversos paísesTatiana de MelloA intenção é boa: oferecer a internautas a oportunidade de conhecer virtualmente diversas cidades de todo o mundo por meio de câmeras espalhadas pelos mais diferenteslocais. Mas o serviço Google Street View começou a dar muita dor de cabeça aos moradores das cidades filmadas - imagine, um dia, acordar e ver a fachada de sua casa,seu carro ou até a intimidade de sua família escancarados à multidão. É isso o que está acontecendo em muitos lugares e uma das vítimas desse reality show globalizadofoi o astro Paul McCartney. A frente de sua mansão, localizada em elegante bairro de Londres, foi fotografada, e as imagens, jogadas na internet. O ex-Beatle, semdisfarçar em nada a profunda indignação, ordenou que as fotos fossem imediatamente retiradas da rede.Esse é o mais recente caso entre uma infinidade deles que geraram polêmicas sobre esse serviço do Google. O Street View funciona com fotógrafos que percorrem as ruas de determinada cidade, de carro ou de bicicleta, registrando imagens em 360 graus. Elas ficam interligadas ao Google Maps e ao Google Earth e, para acessá-las, basta entrar nos mapas das cidades que têm o serviço e clicar o botão "Street View". O usuário consegue ter uma visão panorâmica dos pontos percorridos - e da vida dos habitantes também. O problema é que, muitas vezes, pessoas são fotografadas sem autorização e surpreendidas em momentos íntimos. Recentemente, um casal inglês se divorciou após o marido ter sido flagrado saindo de um sex shop.O Google já está proibido de tirar fotos na Grécia, e na Alemanha o governo exige que as imagens capturadas sejam apagadas - isso por força da lei que proíbe filmarou fotografar pessoas e imóveis sem consentimento. No Japão, o serviço foi acusado de invasão de privacidade porque as câmeras, dispostas em lugares altos, flagraramáreas privadas por cima dos muros. "Qualquer pessoa pode solicitar a retirada de imagens que julgar inapropriadas", disse o Google à ISTOÉ por meio de sua assessoria.Por enquanto, porém, os brasileiros podem passear tranquilos: não há previsão de desembarque desse serviço no País.
Postado por: Luzia Mascarenhas.

3 comentários:

  1. o Olhar de quem implorou por isso? eh o mal do contemporaneo, querer ser visto, o voyeur moderno.o ciberespaço aprisiona, ao contrario dos q imaginam ser de sua natureza o amplo, a abrangencia. O seu celular tb fotografa qq um sem autorização, vc q esta em rede de relacionamento quer saber da vida alheia, se alguem morre na rua, os carros param. de quem eh esse Olhar? eh seu! então nao tema, aceite. vc pediu,consentiu, aproveitou, agora percebe o ônus?

    ResponderExcluir
  2. As imagens que eu vi pelo google map na França estavam com o rosto das pessoas com aquele efeito que turva a imagem. Não sabia que existem locais onde os rostos ficam expostos.
    Detetive Google. uahau

    ResponderExcluir
  3. essas pessoas devem estar frustradas agora....

    ResponderExcluir