quinta-feira, 18 de junho de 2009

Vida Sexual Cibernético-real.

Nesta quinta-feira foram divulgados os resultados de uma pesquisa do Ministério da Saúde do Brasil sobre a vida sexual do brasileiro. Com boa validade externa, por sua amostra ter levado em consideração brasileiros de todas as regiões, com 8.000 entrevistas realizadas, aponta um dado interessante para a nossa observação.

Segundo a pesquisa, 7,3% dos brasileiros, numa faxetária de 15 até 64 anos, tiveram relações sexuais com parceiros(as) que conheceram na Internet, sendo que este número é maior para a faxetária que compreende os jovens, chegando a mais de 10%.

Ora, podemos fazer algumas considerações sobre este dado:

A primeira delas é o seguinte, boa parte dos brasileiros não tem acesso à Rede e vive excluída das maravilhas tecno-sexuais que a internet proporciona (e excluída de todo o resto de possibilidades cibernéticas). Com isso, se estas pessoas foram levadas em consideração na pesquisa, numa abstração medíocre, podemos subtraí-las do dado e chegar à conclusão de que, do contingente de pessoas que acessa a internet, este número pode ser bem maior, mais muito maior mesmo, e não apenas 7,3%.

A outra consideração é a seguinte: sexo envolve, como sabemos, demografia e natalidade, índices de DST e outros traços mil, para não entrar em questões mais subjetivas. Portanto, se tanta gente tem encontrado parceiro(a) pela internet e concretizado, na real, estas relações, a internet deveria ser foco de mais políticas públicas para conscientização das pessoas, principalmente dos jovens, para uma sociedade mais equilibrada, com um impacto menor de doenças sexuais e outras mazelas intrincadas na cultura sexual das pessoas.

Segue o link para a pesquisa, pra quem se interessar em Lê-la.

Luis Alberto.

6 comentários:

  1. "maravilhas tecno sexuais"?????
    que mundo é esse???????????? espero q todos nós cheguemos ao fim mais cedo....
    como saltar do físico para o virtual em se tratando de educação?
    a propósito, estamos acabndo com o português na propria rede, imagine um cidadão aprendendo através dela...
    realmente, o cyber eh superestimado.
    O nome do filme eh: ensaio sobre a cegueira!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. acho tb q deveria haver políticas publicas na rede.

    ResponderExcluir
  3. se nao funciona no fisico, na rede entao...jah tentou alguma vez reclamar um direito atraves de algum orgao da adm publica pela web? eh uma experiencia e tanto.....faça esse exercicio de paciencia, vc vai entender o q digo.

    ResponderExcluir
  4. queria muito que acabássemos com o português.

    ResponderExcluir
  5. o BO nao serve pra nada, em regra.....
    elfo, só nao me diga q vc eh a favor do esperanto.....

    ResponderExcluir