domingo, 21 de junho de 2009

A Cibercultura e o Suicídio

Inspirado por um trabalho sobre Suicídio que estava fazendo decidi pesquisar sobe os suicídios "assistidos" pela Internet. Segue o que achei pela red:

“Acordo pela internet?
Nos dias de hoje, a forma mais comum de suicídio é com a utilização da internet, o que se tornou problema no Japão nos últimos anos. Homens e mulheres entre 20 a 40 anos e que se conheceram através de anúncios pela internet cujo tema é o suicício (apresentam os diversos métodos de suicídio e outras informações), marcam a data e o local para, juntos, cometerem o ato em grupo, utilizando, por exemplo, monóxido de carbono em um quarto ou um automóvel hermeticamente fechado.” (http://www.nippobrasil.com.br/2.semanal.culturatradicional/329.shtml).

“Letícia mostrou como a mídia pode influenciar comportamentos autodestrutivos exibindo uma página do Orkut (site de comunidades na internet), na qual grupos de jovens se dizem suicidas e até marcam suicídio coletivo para uma data específica deste ano. A pesquisadora lembrou que a participação da Justiça é fundamental, porque o Artigo 122 do Código Penal estabelece como crime o incentivo ao suicídio.” (http://conhecerparaprevenir.blogspot.com/2009_05_01_archive.htm).

Quatro jovens morrem em suposto suicídio coletivo no Japão” (http://www.correiodobrasil.com.br/noticia.asp?c=81683).

“Internauta é preso por convocar suicídio em massa na web” (http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u17963.shtml).

“No mundo virtual não há nenhuma perversão nova, apenas as velhas modalidades que já assombravam as ruas da realidade. A diferença é que, na internet, qualquer um pode exercer seu sadismo protegido pelo anonimato, na certeza da impunidade. Basicamente, a idéia é: “Se ninguém sabe quem eu sou, não só posso ser qualquer um, como posso fazer qualquer coisa”. Megan Meier, uma adolescente americana de 13 anos, foi uma vítima da mais banal das maldades, cuja potência de destruição foi multiplicada na internet. Depois de receber mensagens hostis de um “amigo” virtual no site de relacionamento MySpace, Megan subiu ao 2o andar da casa e se enforcou com um cinto no closet. Josh Evans, um garoto musculoso de 16 anos, louco por pizza, tinha dito a ela: “Você é uma pessoinha de m.... O mundo seria bem melhor sem você nele”. O detalhe: Josh nunca existiu. Era uma criação coletiva de suas vizinhas para se divertir com a menina gordinha.” (http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI60229-15228,00.html).


O link do qual foi extraído o ultimo trecho é uma reportagem da revista Época sobre o suicídio do jovem Vinícius Gageiro Marques de 16 anos que foi “assistido” pela Internet. Recomendo essa leitura.

Questões:
1) O suicídio é um ato social e/ou individual?
2) O suicídio é um direito do individuo autônomo?
3) O suicídio assistido pela Internet é um crime? Como descobrir a identidade dos envolvidos?

Por Fábio.

12 comentários:

  1. 1-é individual
    2-é um direito do indivíduo
    3-não, vide os snuff movies.Pra que descobrir a identidade dos envolvidos?

    esse povo tinha seguro de vida?

    ResponderExcluir
  2. não é flash mob. Flash mob envolve as pessoas dispersarem-se, como se nada tivesse acontecido.

    E normalmente é uma movimentação sem nenhum tipo de sentido, que não o de fazê-lo.

    Suicídio dificilmente se encaixa nessa categoria.

    E não é direito do indivíduo, não. Em nenhuma constituição, de nenhum país

    ResponderExcluir
  3. a cf nao diz q nao, só condena o suicidio assistido, no sentido de ajudar alguem a se matar.mas eh um flash mob, elas irao se dispersar em sacos plasticos pretos diferentes e depois cada um no seu buraco!
    na suiça francesa eh um direito sim! lá eh um bom lugar para morrer....

    ResponderExcluir
  4. lino, o q seria de vc sem mim nesta avaliação?
    vou te dar um lençol azul para vc fazer um flash mob de lençois, lá no abaeté, que tal?

    ResponderExcluir
  5. 1 - social e individual.
    2 - difícil de se posicionar. Falar que SIM acarreta em tirar a responsabilidade das autoridades responsáveis pela saúde pública e falar que NÃO acarreta em dizer que o homem não tem direito a vida e sim que é obrigado a viver.
    3 - suicídio assistido é crime e os culpados (mesmo os 'virtuais') devem ser julgados.

    Eu acredito que o excesso de dopamina e a baixa concentração nos níveis de serotonina no SN só indicam um efeito das relações coercitivas desenvolvidas pela sociedade e pelo indivíduo. Não é o suficiente falar que o indivíduo tem elevados níveis de dopamina, que já pensou em se matar, que se sente muito triste sem avaliar o tipo de relação que provocou tais efeitos orgânicos, pensamentos e percepções.

    ResponderExcluir
  6. Olá, achei bem legal seu blog... pretendo acompanha-lo, to adicionando aos meus links no meu blog, se quiser visitar o meu fique a vontade www.tommyelrodante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Se tomarmos que informações sobre como suicidar-se são inapropriadas e criminais, abrimos a discussão para que tipo de informação é aceitável ou não.

    Prefiro a net livre. Quer se matar? Prefiro que saiba a melhor maneira sim...

    ResponderExcluir
  8. na bahia eh chumbinho, mas no google pode ter a poção q utilizam no suicidio assistido na suiça francesa. eu prefiro ir e levar mais gente comigo

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Acho que a questão seria mais que informação está sendo disponibilizada, por quem e para que propósito.
    Expor formas de cometer suicídio com o objetivo de ajudar outra pessoa a se matar é diferente de colocar a mesma informação como uma revisão de literatura sobre o tema, mesmo que possa culminar no mesmo efeito.
    A questão da intencionalidade deve ser discutida.

    ResponderExcluir
  11. quem nao sabe como e matar? precisa agora de tutorial pra isso?kkkkkkkkkkkkkkkk
    oh,meus sais de banho cristalinos, q tédio.
    q se matem, e que errem tb, aí ficarao com sequelas, etc.
    quem eh o idiota q entra no google e procura como se matar? esse merece ficar aleijado, pq quem quer se matar mesmo, se joga do 20°andar, da um tiro no ceu da boca e por aí vai....esses sao old school,hehehehhe

    ResponderExcluir