segunda-feira, 22 de junho de 2009

Iran Fechado

As eleições para o presidente do Iran aconteceram por agora, em Junho, e o atual presidente foi reeleito com mais de 60% dos votos.

Essa história não teria nada demais até aí, se o cara, Mahmoud Ahmadinejad, não tivesse fama de ser sanguinário e corrupto, quase como um Saddam da vida. Há grandes suspeitas de que a eleição foi fraudada.

E essa história seria só mais um embate político sanguinário do Oriente Médio, se não fosse pelas movimentações populares. A revolta popular foi a maior já vista pelo Iran. Sua capital, Teerã, está sendo tomada diariamente pelos revoltosos, que exigem uma recontagem de votos. No entanto, a repressão a esses movimentos já deixou 7 mortos e vários feridos.

E essa história continuaria sendo somente mais um embate político sanguinário, se a população não tivesse permanecido na luta. Em medidas mais radicais, o governo decidiu "fechar suas portas" de contato com o mundo externo. Os jornalistas estrangeiros tiveram suas credenciais cassadas e os nacionais estão proibidos de reportar da rua. Ou seja, somente jornais e revistas tem algum tipo de conteúdo no momento. Para piorar a situação ainda mais, o governo decidiu cortar as asinhas da internet da população Iraniana. Youtube, Facebook, canais de notícia, tudo foi cortado!

Ou quase tudo... O governo esqueceu de uma pequena ferramenta de microblogging, que está servindo como maior fonte de notícias dos iranianos para o mundo externo. Utilizando-se de apenas 144 caracteres, os Iranianos postaram diversas fotos das carnificinas que estão ocorrendo, deram links de proxys para os estrangeiros poderem conferir notícias de jornais locais iranianos e efetivamente é quase a única conexão real do Iran ao mundo exterior em tempo real.

Pela primeira vez, eu vi um motivo real para o Twitter existir que não poderia ter sido replicado por nenhum outro tipo de serviço.

Só espero que meus próximos tweets tragam boas notícias...

Alexandre Lino

5 comentários:

  1. e adianta o q? morreu um agora, ops, mais um, agora 3, opa, 57.
    o q adianta saber se nao vai mudar nada?

    ResponderExcluir
  2. ...e vamos ser racionais:depois da penicilina, só assim pra parar com o crescimento populacional mundial(e tb os tsunamis, etc.Alguem precisa morrer, senão a gente vai ficar sem água!!!

    ResponderExcluir
  3. O fluxo de informações é legal, mas o lance de avatarzinho verde é palhaçada na minha opinião

    ResponderExcluir
  4. eh melhor ir num açougue....assistir a carnificina sem ter como dar um fim, eh idiotice eh falta do q fazer e todos estao alienados com a pior invenção de todos os tempos,o cyber....argh....qta alienação, qto desperdicio de vida, qta gente morna e mediocre....

    ResponderExcluir
  5. ALEX DIZ: ESTOU INDO AO ENCONTRO DOS LIVROS,DO ENCONTRO CARNAL, DO CAFÉ,DA VIDA QUE VCS INSISTEM EM NAO TER....
    ENCHEU O SACO,PONTO


    FUIIIIIIIIII

    ResponderExcluir