segunda-feira, 18 de maio de 2009

CRIANÇA NA INTERNET: AS INTERAÇÕES INTERINDIVIDUAIS EM AMBIENTE VIRTUAL

Amigos, segue o link de um artigo que encontrei referente a um dosassuntos da próxima aula: infância e internet.Os estudos apresentados nesse artigo fazem parte da Dissertação de Mestrado"CRIANÇA NA INTERNET: constituindo a coletividade em ambientes virtuais",da autoria de Sílvia Meirelles Leite e com a orientação de Patricia Behar.Abaixo, também segue o resumo.
CRIANÇA NA INTERNET: AS INTERAÇÕES INTERINDIVIDUAIS EM AMBIENTE VIRTUAL
Resumo:Neste artigo, proponho-me investigar o processo de interações interindividuaisde crianças em ambiente virtual, acompanhando a constituição da coletividadeatravés do CRIANET (CRIAnça na interNET).O CRIANET é um protótipo de plataforma de software voltado ao trabalhocoletivo com alunos de séries iniciais. Este integra ferramentas para acomunicação síncrona e assíncrona e oportuniza o encontro dos participantesatravés da rede. Dentro disso, realizou-se um trabalho com crianças,alunas da terceira série do ensino fundamental, voltado à coletividade, no qualacompanhou-se a efetivação das trocas entre os sujeitos. Para tanto,fundamentei-me no interacionismo piagetiano, tecendo também com as reflexõesde Lévy sobre as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação.Com esses pressupostos, constituiu-se um olhar que possibilitou realizara implementação da plataforma usada e as análises apresentadas.Isso remete ao respeito do desenvolvimento cognitivo dos participantes,ultrapassando a visão da criança como um mini-adulto.A leitura desse processo contribuiu para o entendimento da inserçãodo público infantil na Internet, consolidando-a enquanto um meio de comunicaçãoque favorece a transversalidade e a reciprocidade.
Link:www.cinted.ufrgs.br/renote/fev2003/artigos/silviam.pdf
Luzia Mascarenhas

Um comentário:

  1. No mundo virtual, como ficam as necessidades de manipulação dos materiais, de contato com outros e desenvolvimento do pensamento concreto antes do pensamento abstrato ?S egundo Piaget...

    ResponderExcluir