Após uma busca rápida pelos sites sobre o tema supracitado, encontrei que os EUA, mais uma vez, saíram na frente em relação à utilização da internet como meio de participação na política do país. Nas eleições de 2008 de Barack Obama mais da metade dos americanos - cerca de 55% deles - firmaram suas decisões políticas utilizando a internet como fonte de informação e para compartilhar material sobre a campanha eleitoral de 2008.
Não me refiro somente à possibilidade de votar pela internet, que tornou praticável os eleitores do interior, bem como, os americanos estrangeiros votarem sem sair de suas casas, mas da participação dos cidadãos, da formação de um voto, da formação de uma opinião.
Essa participação se dá através do partilhamento de conteúdo político por e-mail, sites, pela utilização de facebook e congêneres para divulgação de propósitos políticos e pelas campanhas eleitorais divulgadas pela internet.
Não cabe à internet ser utilizada como mais uma mídia nos mesmos moldes da mídia televisiva. Em minha opinião os políticos que utilizam a internet como mais um meio de divulgação de propagandas e discursos, incorrem em erro.
A internet serve muito pouco a esse tipo de Merchandising, de forma que propagandas e discursos no youtube perdem importância quando comparados com o grande poder de convencimento da mídia social, em que pessoas emitem e trocam opiniões a respeito de determinado político e sobre determinada campanha.
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3706944-EI4802,00-Internet+foi+decisiva+nas+eleicoes+dos+EUA+diz+pesquisa.html
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