segunda-feira, 18 de maio de 2009

ONG Safernet

Não pude postar ontem devido a problemas com internet.

Pesquisando sobre “ética na internet” encontrei uma ONG dedicada à promoção dos Direitos Humanos e proteção na internet chamada Safernet. Ela tem se dedicado a denunciar crimes virtuais (a pornografia infantil, a apologia aos crimes contra a vida, o neonazismo etc. ) e tem iniciado projetos preventivos, com ações educativas e campanhas de orientação sobre boas maneiras nas relações virtuais e noções básicas de Direitos Humanos.
Os administradores da ONG acreditam que proibir não educa nem prevê os crimes virtuais, e que o diálogo e a orientação ainda são as melhores tecnologias para proteger os internautas.

Link: http://www.safernet.org.br/site/

Achei também uma reportagem do Fantástico sobre crimes virtuais. Eles mostram um garoto que vai ser processado por atentado violento ao pudor, por apologia ao estupro. Detalhe que o “delinquente” afirma não conhecer o significado da palavra estupro, presente na letra de uma música de funk que ele colocou no seu perfil do Orkut.
Um dos integrantes da ONG Safernet afirma que 93% das 165 mil denuncias é relacionada a comunidades do Orkut.
Em oposição à política da Safernet de educar em vez de punir, a reportagem do Fantástico coloca uma delegada para nos lembrar das possibilidades de punição por crimes virtuais (Novidade!).
“Ali não é um local que se pode fazer tudo. Ali você também está sujeito as regras, você está sujeito a lei e você pode, sim, ser punido.”
Além disso, afirma a intensificação da repressão aos crimes praticados na internet.
Repressão nunca funcionou, não é agora que vai funcionar. Compartilho a opinião da Safernet quanto a educação pode reduzir os crimes com consequências diretas, como pegar um vírus pelo computador e ser sequestrado em encontros marcados pela internet, mas não os com consequências indiretas como a apologia.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=Okr4kdEzrMU&feature=related
Por Fábio.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Só um detalhe: Eu não concordo que a safernet tenha realmente essa filosofia. Afinal, eles estão sempre tentando fechar as comunidades denunciadas, e sempre colaboram com a polícia para tentar prender 'criminosos'.

    Tenho sérias restrições contra essa 'ong', por acreditar que eles incentivem a censura e trabalhem como uma 'polícia paralela' contra o que os desagrada.

    Who watches the watchmen?

    ResponderExcluir
  3. Ah, e não se esqueçam de assinar os posts, senão não tenho como dar nota depois

    ResponderExcluir
  4. como o número de vítimas diminuiria se de crimes não? não entendi...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Tentei melhorar o comentário.
    =)
    Na próxima me dedicarei mais ao post para evitar confusões.

    ResponderExcluir
  7. Posicionei-me em relação à ONG Safernet sobre o exposto em seu site.
    Acho que a denúncia deve ser feita, mas com a educação em paralelo ou ainda como objetivo principal.
    Lembrando que o conteúdo denunciado são práticas que vão de encontro aos Direitos Humanos.

    ResponderExcluir