A Educação e A Pessoa Cega
Hoje, o computador tem ganhado um papel bastante relevante na Educação.Inclusive, discutimos isso na aula mais cedo: o uso do computador e comoo professor pode utilizá-lo no processo de aprendizagem.Para a pessoa cega essa ferramenta ganha uma importância ainda maisconsiderável, uma vez que, o número de livros impressos em braille éinsignificante, sendo hoje o livro digital um dos maiores facilitadorescom relação à inserção e permanência da pessoa cega nas escolas euniversidades.Hoje, tem-se discutido, inclusive, a alfabetização da criança cegadiretamente no computador. Confesso que não concordo com isso. Talvezpor ter aprendido o braille e reconhecer a importância que teve e tempara mim.Permitam que eu me explique. Aprendi o sistema braille ainda pequena e pormuito tempo utilizei apenas ele, fazendo cópias de livros (algo bastantetrabalhoso, acreditem!). Hoje, utilizo bastante material digitalizado,já que não se encontra muita coisa em braille e também por exigir maistempo, quando comparado à leitura no computador e até à leituracomum. Então, tem-se pensado no sentido de que a criança cega já aprendaler e escrever no computador, não utilizando o braille. Mas, na verdade,os leitores de tela lêem palavras e textos para os deficientes visuais.Nesse sentido, questiono: será que a criança cega aprenderá a grafia das palavras?Muitos defendem que sim, que se terá a "curiosidade" de ir com as cetase observar a escrita das palavras. Tenho cá minhas dúvidas. Continuoacreditando na importância de se ler em braille e quanto isso éimprescindível para grafar as palavras corretamente.Desse modo, reconheço a importância da informática para o deficientevisual, mas não concordo com a alfabetização de crianças cegas,utilizando apenas o computador.
Obs.: No Rio de Janeiro, já se sabe de casos em que a criança foialfabetizada apenas utilizando o computador.
Postado por: Luzia
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Concordo com a Luzia.
ResponderExcluirApesar de termos avançado muito tecnologicamente, o braile aindaá é útil no dia a dia do deficiente visual, como para pegar um elevador. Utilizando apenas a educação por computador o deficiente visual tornar-se-á inadaptado aos ambientes mais comuns da vida.