terça-feira, 12 de maio de 2009

“Mutações – A condição humana”

ciclo de conferências “Mutações – A condição humana”

Vejam a programação.... no Link...


  • Salvador fará parte do ciclo de conferências “Mutações – A condição humana”
  • Retomar o tema das mutações, tendo como foco desta vez o homem e a idéia do humano. Este é o principal objetivo do ciclo de conferências “Mutações – A condição humana” que, de 26/5 a 8/6, trará especialistas brasileiros e estrangeiros de diversas áreas para debater a temática. O Ciclo é uma realização do Programa Cultura e Pensamento (MinC), que em Salvador tem parceria com a Secretaria de Cultura, através da Fundação Pedro de Calmon. O Ciclo também será realizado em Porto Alegre e Recife. As inscrições poderão ser feitas a partir de 11 de maio (website ou na Fundação) e as conferências ocorrerão no auditório do Conselho Estadual de Cultura (Palácio da Aclamação – Campo Grande), sempre às 19h. Cultura e Pensamento é um programa nacional de incentivo ao debate crítico realizado pelo Ministério da Cultura com o patrocínio da Petrobrás e tem o objetivo de fortalecer espaços públicos de reflexão e diálogo em torno de temas relevantes.
    Os debates, que resultarão na publicação de um livro, vão de Heidegger a Foucault, chegando até aos cientistas e filósofos contemporâneos. Uma das grandes questões está na idéia da morte do sujeito, na crise da subjetividade. Temas como experiência histórica, novas noções de espaço e tempo, transformações da percepção etc. serão também discutidos neste novo ciclo de conferências. A idéia central é fomentar reflexões sobre “o que é o humano”, diante da revolução tecnocientífica, além de ampliar as discussões para além dos muros das universidades, democratizando e permitindo o acesso ao conhecimento. 
    Estarão presentes o professor de Filosofia da USP, 
    Franklin Leopoldo (“A invenção do pós-humano”), o filósofo e professor de Teoria Política do Iuperj e da UFF, Renato Lessa(“O que mantém um homem vivo”), o professor de Teoria Literária, João Camillo Penna(“O não-lugar do humano”), o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle (“Sobre a potência política do inumano: retornar à crítica ao Humanismo”), o professor de Filosofia da Unicamp, Oswaldo Giacoia (“Identidades irreconhecíveis”), o doutor em Cosmologia e pesquisador do Icra e do CBFF, Luiz Alberto Oliveira (“Homo civilis”), o poeta e filósofo,Antonio Cícero (“Sobre as teses da morte do homem, do fim do sujeito e do esgotamento da filosofia”), o professor de Filosofia da UFMG, Newton Bignotto (“A contingência do novo”), e o jornalista e professor da ECA-USP, Eugêncio Bucci (“Aquilo de que o humano é instrumento – descartável”).

  • Para participar, os interessados deverão se inscrever, a partir de 11 de maio, no site da Fundação, www.fpc.ba.gov.br . Taxas de R$30 para profissionais e R$15 para estudantes e idosos acima de 60 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário