domingo, 17 de maio de 2009

Presunto Condimentado

Todo mundo odeia um desses...

Você abre seu email e lá consta "13 mensagens não lidas". E quando você começa a pensar que é uma pessoa querida, lá está sua lista:

- fw:Guia do Orgasmo feminino
- fw:Fique rico agora!
- Ofertas.net facilita sua vida
- Olha essas fotos
- [psicoufba]aula de Tep
- fw:fw:fw:fw:NOVA FORMA DE ASSALTO (cuidado)
- fw:fw:fw:Gente, leiam iso, é sério, repassem
- etc

Hoje em dia, a maioria das pessoas só abriria um único desses emails, enquanto os outros seriam sumariamente enviados para a lixeira. Eu sempre me perguntei de onde vinham esses emails. Quem foi o imbecil que teve a idéia de perder seu tempo criando uma maneira (normalmente ineficaz) de se propagandear algo?

Eu compreendo que os SPAMs (Spiced Hams, ou presuntos condimentados) tenham sido utilizados a princípio como maneira de divulgar coisas. E consigo compreender também que possam ser usados na propagação de vírus do estilo "Cavalo de Tróia" (programas que facilitam a invasão de seu pc por terceiros). Mas isso só engloba parte das mensagens.

E os emails do tipo "Maria Sanguinolenta" (que eu já admito que repassei uma única vez, aos 12 anos de idade) que contam uma história de terror e dizem que se você não repassar adiante para 10 pessoas será atacado durante a noite? E as (falsas) histórias de agulhas com AIDS nos bancos do cinema Multiplex, ou ainda da morte do pai d Luana Piovani bebendo cerveja na latinha, ou quem sabe uma nova forma de assalto?

O que essas pessoas esperavam conseguir? Qual o intuito delas?

Os tipos existentes de Spam, são: estelionato, propaganda, boatos, correntes, golpes, ofensivos e de programas maliciosos.

Desses, os mais perigosos são os de estelionato, golpes e programas maliciosos. Todos eles tem a mesma idéia: arrancar a (normalmente pouca) grana de seu bolso. Os estelionatos são aqueles que pedem para você preencher dados no site X, para livrar seu nome do SPC. Golpes pedem que você participe de um esquema onde todos saem lucrando, é só você transferir uma certa quantia e dinheiro para fulano de tal que ele te transfere o dobro depois. E os programas maliciosos normalmente vem disfarçados como fotos (que você não pediu) que alguém te envia. A grande surpresa aqui é que podem ser pessoas de seus contatos que mandam esse tipo de email para você. Quem usa Orkut já viu isso acontecer, algum contato seu com quem você não fala há muito tempo te manda um recado dizendo "Olha esse vídeo, é a sua cara!"

Eu tenho a minha própria maneira de combater isso. Eu sempre respondo à pessoa perguntando se foi ela mesmo que me mandou o vídeo ou se foi algum vírus. Meus amigos mais próximos, que conhecem essa minha política, já mandam o email ou recado com alguma informação pessoal, provando que é quem é, para agilizar o processo. "Olha esse vídeo! E pra provar que eu sou eu mesmo, ontem à noite comemos acarajé".

Parece meio paranóico, mas eu faço isso porque tive um probleminha com esse tipo de coisa. Eu usava o computador de trabalho de meu padrasto, quando estava baixando um jogo pela internet, mas não tinha o crack dele (um programa que te permite usar o jogo, mesmo que ele tenha proteções). Um belo dia eu recebi um email com uma oferta onde eu podia baixar jogos de graça, já com seus devidos cracks. Eu cliquei sem hesitar nesse link, até que meu pc foi atacado por uma profusão de sites pornôs.

Abriam mais sites pornográficos do que os que eu conseguia fechar. Foi terrível. Eventualmente meu padrasto descobriu e foi uma vergonha aqui em casa... E nas festas de família, com ele sempre comentando rindo que um dia vai no computador e eu estou lá com um monte de site pornô aberto.

Tomem cuidado com os emails e recados, um dia pode dar merda para o lado de vocês também.

Alexandre Lino

5 comentários:

  1. Uma dica útil é passar o mouse em cima desses vídeos e links enviados pelo orkut, pra ver para onde eles levam. Os vírus que mandam aparentemente vídeos do youtube, quando você passa em cima vê que redirecionam para outro site.

    Mas como as frases são sempre as mesmas, em geral nem precisa =)

    O que me fascina um pouco é a criatividade dos scammers, esse pessoal que usa páginas e emails falsos pra obter dados com fins de lucro (como seus dados bancários, por exemplo). Tem coisas toscas, que qualquer pessoa com um mínimo de intimidade com computadores reconhece a falsidade, mas tem alguns casos altamente elaborados.

    Uma vez, por exemplo, invadiram o email de uma conhecida minha, que é professora. Mandaram email pra vários contatos dela, dizendo que ela estava em um congresso e havia sido assaltada, portanto estava precisando com urgência que enviassem algo como 200 reais para uma conta de outro nome, pq haviam levado o cartão da conta dela e o celular.

    Eu só desconfiei pq realmente era uma pessoa apenas conhecida, não alguém próximo, logo, dificilmente essa pessoa me pediria dinheiro. Mas acho que teve gente que caiu...

    ResponderExcluir
  2. Aliás, se alguém não sabe, a origem da palavra spam é de uma esquete do excelente Monty Python:

    http://www.youtube.com/watch?v=3kjdrl6qjwY

    E pra provar que eu sou eu mesmo, ontem à noite comemos acarajé

    ResponderExcluir
  3. eu passei por esse vídeo do Monty Python em minhas pesquisas, mas acabei esquecendo de mencionar..

    Existe também uma marca de presunto enlatado condimentado chamado de SPAM. A empresa diz que não processará ninguém e nunca, desde que SPAM seja usado para o produto e spam para o problema

    ResponderExcluir
  4. Ah, sim, a palavre se refere a presunto... Eu quis dizer o origem para se referir a algo indesejado que nos empurram, no caso, emails

    ResponderExcluir