quarta-feira, 13 de maio de 2009

Os serviços do Google

Estava cursioso quanto à diversidade de serviços oferecidos pela Google e cheguei a uma lista enorme que nos mostra o tamanho do potencial desta empresa tão bem adaptada ao mercado de informações. Ao lê-la me dei conta do uso mínimo que faço das ferramentas desta empresa, percebendo a diversidade de públicos cada vez mais específicos que a Google alcança. Desde a ferramenta clássica de busca, passando por este blog, email, programas para ver a lua, marte, o céu, a Terra, as ruas, armazenamento de arquivos, e geração de websites, até um programa de modelagem 3D do estilo AutoCAD. Fico imaginando o quanto a Google me parece à frente da Microsoft no sentido de seu ritmo de crescimento e se ao mesmo tempo, apesar de toda competitividade, o ramo de sistemas operacionais foi legado à Microsoft. Ao mesmo tempo que lançou, por exemplo, um navegador, o Google Chrome, o desing do Windows foi respeitado, bem como é uma de suas prinicpais plataformas e não me parece que pelo menos nos próximos anos haja uma perspectiva de que a Google entre neste mercado.
São dois modelos de negócio bastante distintos ao que me parece. Enquanto a Microsoft tem uma forma de agir mais paranóica, se fundando principalmente num copyright que combate uma pirataria inevitável dos seus Windows e Offices pagos e caros (apesar de oferecer também serviços gratuitos como MSN e Hotmail), o modelo de negócios da Google é muito mais adequado à volatilidade da informação, permitindo com seu modelo esquizo acesso gratuito, legal e massivo aos seus principais serviços e através deles catalogando muito bem o mercado e lucrando muito com anúncios ao mesmo tempo que permite que os usuários contribuam significantemente com suas ferramentas, a exemplo das fotos dos usuários do Google Earth. Melhor que o Google só se todos os softwares fossem abertos e as pessoas soubessem bem utilizá-los.

Segue o link caso interessem-se em dar uma olhada nas possibilidades abertas pelos serviços desta organização:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_ferramentas_e_servi%C3%A7os_do_Google

Por: Victor Martins (victormnmartins@gmail.com)

Um comentário:

  1. Eu me digo fanboy do google, e não é à toa. Além dos motivos que você citou, eu acrescento a habilidade do google de pegar coisas relativamente comuns (webmail, por exemplo) e melhorar absurdamente (gmail). Hoje em dia acho que nem existe mais email sem recursos, daqueles de 10mb de espaço em caixa (!!!!). Até o BOL (!!!) já oferece lá seus 100mb ou algo do gênero.

    Outro fator é que o google em geral não visa lucro imediato com seus programas. O orkut, por exemplo, deu prejuízo por muito tempo, por não conseguirem maneiras viáveis de lucrar com ele. Não sei como anda hoje, mas o google nunca tentou as alternativas comuns (por exemplo, liberar apenas 12 fotos para usuários free e vender assinatura para ter album ilimitado).

    Eles se preocupam em manter uma boa imagem e, pelo menos pra mim, conseguem

    ResponderExcluir