domingo, 12 de abril de 2009

A Evolução dos Jogos

Achei um vídeo no youtube sobre a evolução dos jogos. Ao assistir o vídeo, pensei nas pessoas se questionando: 'será que isto é a realidade ou eu estou jogando?'. A qualidade interativa com os jogos tem melhorado e em um futuro próximo estaremos nos vendo dentro (literalmente) de um mundo virtual interpretando um personagem (ex.: um cavaleiro medieval), sem conseguir diferenciar do mundo real.

(Não consegui anexar o video)

Segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=LYPmpeBnwew

Outro video do mesmo tema: http://www.youtube.com/watch?v=ADMJnBhgtSo&feature=related

Por Fábio.

10 comentários:

  1. Esse é um assunto que me interessa bastante...

    Se (ou mais provavelmente quando) alcançarmos um nível de imersão em realidade virtual tão perfeito que seja equiparável ao mundo real, quem preferirá a realidade a mundos adaptáveis ao seu próprio gosto.

    Por exemplo, se eu sou fã de Star Wars e tenho a possibilidade de 'entrar' nessa realidade de maneira muito imersiva, que vontade terei de ter uma vida 'real', como humano, em um mundo cada vez mais decadente?

    Eu acho que a realidade virtual será a droga do futuro, tenho até idéia para um romance com essa temática =)

    ResponderExcluir
  2. eu sou a favor disso.

    Do modo como eu vejo é: se eu tenho a possibilidade de ser tudo aquilo que eu sempre sonhei, por que não ser?

    Mas claro, enquanto seja possível manter a saúde física e mental

    =)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o video. Concordo com vocês de que num futuro próximo poderemos ser tudo aquilo que sempre sonhamos nessa realidade virtual, e acredito numa indefectivel iminência de surgimento de uma nova dimensão de relações sociais baseadas em redes de video-games, RPG´s on line onde as pessoas interagirão como na vida real. De certa forma fico preocupado, já que a introdução dessas tecnologias mais avançadas são introduzidas sem se medir os possiveis impactos que acredito que advirão também de maneira negativa: teremos novos comportamentos anti-sociais(desvirtuamento da realidade) a serem tratados pelos psicologos e médicos. Gosto da idéia de que poderemos ser o que sempre sonhamos nesta nova dimensão que está por vir, mas acredito que deveriamos ter Reuniões Globais como os Foruns de discussão sobre aquecimento global, que discutissem sobre os possiveis impactos que teremos e as medidas que poderiam ser tomadas com o intuito de reduzir o maior numero de danos possiveis aos consumidores.

    ResponderExcluir
  4. Talvez a criação de uma Matrix reasolva tudo. =)
    Quem ligaria em ser uma bateria para realizar os seus sonhos?

    ResponderExcluir
  5. eu não encaro isso como "comportamento anti-social". Só acho que o círculo social da pessoa migrou para um universo pouco conhecido para o resto da humanidade.

    Mas se nesse universo a pessoa interage normalmente com qualquer outra pessoa, qual o problema de não haver "contato imediato"?

    Queira ou não, você só pode conversar no MMORPG com quem está diretamente próximo de você (equivalente a conhecer novas pessoas na vida real), enquanto que há uma linha especial de contato com seus amigos mais próximos (semelhanças com o celular?), embora você só possa conectar-se a eles quando eles também estiverem conectados (ei, nem sempre a outra pessoa está disponível no celular!). E de quebra, se você tiver certos itens, é possível falar de modo que todo o canal que você esteja jogando leia (o que seria o mesmo que discussar na tv).

    Não acho que isso seja ruim. Mas acho que precisaremos nos adaptar

    ResponderExcluir
  6. Pelo menos nas realidades virtuais podemos resetar quando morremos.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Esta definição de "que o círculo social da pessoa migrou para um universo pouco conhecido para o resto da humanidade" se colocada no contexto de um autista, acredito que se encaixaria bem de certa maneira. Falei do comportamento anti-social baseado nos padrões de normalidade (a média dos comportºs da população)e à luz histórica do surgimento do psicólogo como "ajustador social".
    É claro que na sua descrição do MMORPG concordo contigo,que não seja algo pouco conhecido para o resto da humanidade.Os processos até se chegar ao entendimento dessa nova dimensão seria mais fácil para quem quisesse conhecer, diferente do autismo, que até hoje ninguém sabe se tem origem, apenas descreve "sintomas", ou se justifica como algo multifatorial.

    ResponderExcluir
  9. "Pelo menos nas realidades virtuais podemos resetar quando morremos."

    - Eu sempre achei que o maior defeito da vida é não ter um "save/load" para permitir testar possibilidades =)

    ResponderExcluir
  10. o que que e barra de enformaçam

    ResponderExcluir