domingo, 5 de abril de 2009

IA - Será possível?


CIBERESPAO E CIBERCULTURA: NOVOS CENRIOS PARA A SOCIEDADE, A ESCOLA E O ENSINO DE GEOGRAFIA

Tem sido discutida a questão das Inteligências Artificiais e a possibilidade de criação de um sistema que possa aprender e se desenvolver em interação com os ambientes culturais e ‘naturais’, assim como os seres humanos. Dadas as diferenças entre computadores e humanos, será que isso é possível?

O que torna nossa inteligência diferenciada, da que algum computador um dia possa ter, é a nossa capacidade de sentir (estados do corpo), pois, por trás de toda e qualquer ação existe um estado corpóreo que a acompanha, dotando todo comportamento de um estado sensório (comportamentos respondentes) que nos auxilia na significação. Atualmente, o máximo que os computadores “inteligentes” podem fazer é reproduzir o comportamento humano enquanto topografia, mas nunca da mesma forma interativa que os seres humanos o fazem, já que temos uma capacidade biológica selecionada pela espécie que nos permite interagir com as contingências culturais.

Os computadores podem ter um histórico de vida e serem influenciados pela cultura (de modo estático, pré-programado), mas com o seu aparato artificial, a influência sobre ele seria completamente diferente. Sem um sistema nervoso central (SNC) um computador nunca poderá interagir com os diversos ambientes da mesma forma que os seres humanos, tendo em vista que eles não são sensíveis a tais contingências, e é muito improvável que consigam recriar um SNC totalmente cibernético.


Postado por Fábio.

Um comentário:

  1. Eu li uma matéria sobre robôs que aprendiam a se locomover sozinhos... Não lembro na íntegra onde era, mas tinha fortes aplicações militares, já que esse (o militar), aprendia outras coisas além de se locomover e superar obstáculos.

    ResponderExcluir