segunda-feira, 27 de abril de 2009

Twitando

Nova moda entre os internautas, o Twitter vem bombando na net e fora dela. Somente hoje vi duas reportagens na televisão onde a nova febre aparecia.

Um das reportagens me chamou atenção, o jornalismo da Band agora tem a sua página no Twitter. Essa forma de utilização encontrada para a nova ferramenta me tornou interessado pelo Twitter. Pesquisando sobre as inúmeras formas que a sociedade vem encontrando de utilizar as novas ferramentas que vêm surgindo no mundo digital encontrei esse vídeo:



Veja o vídeo direto do Youtube.

O vídeo faz algumas críticas ao Twitter, mas o que concluimos com o exemplo dado acima da Band é que o problema não está na ferramenta, mas na forma que nós, utilizadores, a utilizamos.

Eu, pessoalmente, não tenho críticas a fazer para qualquer utilização que as pessoas possam encontrar para o Twitter, Orkut, Youtube, Blogs, etc, porém acho bem mais interessante e construtivo quando essas ferramentas são usadas de forma bem mais inteligente do que normalmente as são.

Notícia da estréia do jornalismo da Band no Twitter.


Twitter da Band Jornalismo.

Postado por Leandro

6 comentários:

  1. hahaha! Muito bom o vídeo!
    Vejo uma grande vantagem no Twitter quando se escolhe bem quem serão seus seguidores e o que realmente é necessário que todos saibam. Imagina se uma pessoa tiver ums 300 contatos mandando mensagem o tempo inteiro...

    ResponderExcluir
  2. Mto bom mesmo o vídeo, rendeu algumas risadas...

    Realmente em geral as novas tecnologias trazem uma gama enorme de usos, que acabam ficando limitadas, principalmente quando algo vira 'moda'...

    Mas com o tempo, a onda acaba passando e ficam os usos que realmente interessam, como aconteceu com os blogs.

    Mas eu tb não critico. Se é o desejo das pessoas escreverem sobre o peido que deram, sem problemas, quanto mais experimentação das tecnologias, no meu ponto de vista, melhor.

    ResponderExcluir
  3. eu não gosto do Twitter e concordo com praticamente tudo que tem no vídeo.

    mesmo o uso de "divulgação de notícias" que o twitter pode ter é algo extremamente limitado. Afinal, o afã de noticiar algo é tanto que, por vezes, os noticiadores dão as notícias de modo incompleto ou incoerente.

    Já me cansei de ver falsas notícias plantadas. Um dos criadores do Dungeons and Dragons (jogo de RPG), morreu umas 10 vezes no Twitter, ao longo de 3 dias diferentes. Entre outras falsas notícias, divulgadas por noticiadores sérios e competentes.

    E francamente, qual o uso que pode-se ter ou dar de uma notícia que se sabe 5 minutos antes de todo mundo? A sensação que me passa é que a notícia se tranforma em simples fofoca...

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, concordo com as limitações sobre o uso do Twitter para divulgação de notícias citadas por você. Porém, seguindo a mesma linha de raciocínio, todas as formas de imprensa tem sérias limitações, tão graves quanto as citadas sobre o Twitter.

    Algum motivo específico para você não gostar do Twitter além de não ser uma boa e confiável fonte de notícias?

    ResponderExcluir
  5. acho que é o "fanatismo" criado pelo Twitter que me incomoda...

    e a questão da notícia é que quando você faz uma matéria de revista, você não a lança imediatamente ao público, você só o faz depois de ao menos uns 2 ou 3 dias. Nesse tempo dá para saber e apurar a história de modo que se "saiba mais" antes de falar. Logicamente, quando se tem mais tempo de se pensar na matéria, o jornalista tem mais tempo de imprimir sua opinião nela, mas...

    enfim, nada é perfeito. É só que a esmagadora maioria das pessoas que eu conheço que utilizam o Twitter esquecem disso. =p

    ResponderExcluir