segunda-feira, 13 de abril de 2009

O que voce esta fazendo? Twitter!

"O que você está fazendo?" Esta é a pergunta que movimenta a mais a nova febre da internet, o Twitter, site similar a um blog que mantém sua rede social atualizada sobre suas atividades diariamente. A peculiaridade desta nova mídia é a sua objetividade. Os posts são escritos em até 140 caracteres, pondendo ser atualizados e enviados também por email, msn e sms, o que torna a comunicação bem mais acessível e instantânea. A atividade chamada de "microblogging" já compões a rede virtual com maior ascenção no momento, alcançado mais de 6 milhões de usúarios desde sua criação, em 2006. A interface é bem simples. É possível customizar o fundo de sua página pessoal e as cores e design da sua página. Tal como no orkut, adiciona-se amigos, no caso, "seguidores" que podem acompanhar em tempo real cada atualização que fazemos em nossa página.

A princípio, pode parecer apenas um programa para trocar scraps e mais uma forma de perder tempo na internet. foi o que pensei de imediato. No entanto, através do Twitter é possível ter contato direto com fontes de informações diretas bem como a páginas de escritores, artistas (muitos não são fakes!) e saber o que se passa por aí. É possível adicionar, "seguir" a página do escritor e autor Steven Johnson, que escreve diversas vezes por dia sobre cibercultura, indicando links interessantes, etc. Mais do que ficar sabendo o que determinada pessoa está fazendo no momento, é possível conseguir informação de qualidade, discutir tópicos interessantes, e formar grupos com interesses em comum, tal como nas comunidades dos sites mais conhecidos. Seguir perfis como o da CNN, BBC, pode ser uma boa forma de estar sempre atualizado sobre um determinado tema, ja que podemos selecionar os canais específicos. A interação fica por conta do sistema de comentários que é bastante eficiente. Vale a pena ao menos conhecer esta nova mania.

Meu perfil no twitter:

http://twitter.com/sid_rodrigues

Postado por Sidarta Rodrigues

2 comentários:

  1. nos primeiros 2 anos do Orkut (e olha que eu fiz o meu em Fevereiro de 2004), eu não conheci nenhum fake. Nenhumzinho para contar a história.

    É o mesmo do Twitter. Só se consegue informação de qualidade por ser ainda uma novidade que não foi "explorada" pelos maus usuários.

    Do modo como eu vejo, o Twitter é uma tendência, mas acho que será passageira. Acho que o Twitter essencialmente competirá com os blogs, mas não com sites de relacionamento (orkut, myspace, etc). Pessoas "comuns" estão entrando no Twitter, mas creio que em seu tempo restarão somente (ou majoritariamente) aqueles que acompanham notícias ou pessoas específicas.

    Do mesmo modo que meninas de 13 anos não fazem mais um querido-blog-diário.

    ResponderExcluir