segunda-feira, 20 de abril de 2009

Donos do Pirate Bay são condenados!

Olá galera.

Estou trazendo aqui uma matéria sobre o resultado do julgamento dos criadores do site Pirate Bay que o professor tanto comentou em sala de aula.

Todos os quatro foram condenados a um ano de prisão e a pagar uma multa milionária. Porém o site não saiu do ar por está hospedado num servidor fora da suécia, país onde os integrantes do site foram julgados.

Acho que a mesma lógica usada para condenar os donos do site podemos usar para condenar o site Google pelas mesmas acusações, já que de forma parecida ao Pirate Bay, ele também facilita o acesso dos usuários da internet a links para downloads de obras protegidas por direitos autorais. Agora pergunto, por que o Google ninguém processa?!

O site Pirate Bay foi uma pequena vítima, porém espalhados pelo mundo estão vários outros gigantes da internet que podem, de certa forma, serem culpados pelas mesmas acusações. A condenação no caso do Pirate Bay, para mim, não irá intimidar nem modificar quase nada a comunidade desses tipos de sites na internet.

Clique aqui para ler a notícia.

Postado por Leandro

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu tinha acabado de ler a mesma coisa.
    Eles foram multados em 30 milhões de coroas suecas. Apesar da condenação, um dos participantes do site acha que nada vai acontecer ao site,e que "isto foi apenas um grande teatro para a imprensa"

    ResponderExcluir
  3. Vixe, eu fiquei sabendo logo depois e esqueci de postar aqui.

    O processo vai se arrastar ainda por longos meses ou anos, pois cabe recurso.

    Quanto a multa, eles tinham dito que se perdessem e recebessem multa, iam emoldurar e deixar de enfeite na parede. Outro membro disse que prefere queimar todos seus bens a entregar para os acusadores.

    O melhor é uma declaração num dos blogs deles, de que acharam muito engraçada a sentença, mas que isso é apenas uma derrota inicial: como acontecem com os heróis, que enfrentam dificuldades e vencem no final - a única coisa que hollywood ensinou a eles de bom.

    ResponderExcluir
  4. nao tem volta e nao é novidade pra ninguém. nao tem processo nem dinheiro nem advogado que façam voltar atrás as portas que a internet abriu para a circulação de dados. em relação ao site especificamente acredito q agrava mto mais a questão deles em relação a outros buscadores como o google o fato dele ter tuda uma estética e funcinalidade que prega o discurso da pirataria. mas ainda assim, do fundo da minha ignorância sobre, acredito q eles ganhem no fim das contas. qdo a indústria de produção midiática vai compreender que as regras do jogo mudaram?

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha lido uma matéria sobre isso, o google como fonte de pirataria, e o que aconteceria se processassem o google...

    A questão é como o victor disse, o google não se intitula "pirate google", nem defende a pirataria... Aliás, recentemente tem até controlado mais, já vi vídeo de youtube tendo a faixa de audio retirada por infringir copyright, com um aviso "essa faixa de audio foi retirada por não ter autorização da ...."

    ResponderExcluir
  6. mas por essa lógica, era só o site se chamar thebay.com e não falar "pirataria" no meio que ele seria muito parecido com o google, de fato.

    Thepiratebay, Mininova, Torrentz, Fastdownloads, tem um zilhão de sites assim e "eles" não irão conseguir multar todos.

    A maior fonte de denúncias sobre crime de pedofilia na internet parte do Orkut

    ResponderExcluir
  7. Mas o piratebay não tem 'pirate' no nome à toa... Eles realmente fazem apologia à pirataria. Escolheram processar o piratebay justamente por ele, além de ser o maior tracker torrent, defender a pirataria. Não é a toa que o primeiro e mais forte partido pirata é sueco e tem diversas ligações com o piratebay.

    Não creio que, mesmo que os donos sejam realmente presos, o piratebay vá fechar... Eles próprios já afirmaram isso. E se acontecesse, como vc disse, algum desses secundários assumiria. Aconteceu no brasil, quando o legendaz foi tirado do ar e o legendas.tv assumiu o papel...

    ResponderExcluir