segunda-feira, 27 de abril de 2009

mídias locativas

Um manifesto sobre as mídias locativas, O tema é de atualidade e remete para o futuro dos serviços e tecnologias baseados em localização, para o uso do espaço público e para as novas relações comunicacionais na era da internet das coisas. O texto é de André Lemos, professor associada da Faculdade de Comunicação da UFBa e está no número 71 da publicaçao.

(http://andrelemos.info/404nOtF0und)

Sobre o tema:

Mídia – Todo artefato e processo que permite superar constrangimentos infocomunicacionais do espaço e do tempo. Mídias produzem espacialização, ação social sobre um espaço. Mídias produzem lugares.

Locativo – Categoria gramatical que exprime lugar, como “em” ou “ao lado de”, indicando a localização final ou o momento de uma ação.

Mídia Locativa. Tecnologias e serviços baseados em localização (LBT e LBS) cujos sistemas infocomunicacionais são atentos e reagem ao contexto. Ação comunicacional onde informações digitais são processadas por pessoas, objetos e lugares através de dispositivos eletrônicos, sensores e redes sem fio. Dimensão atual da cibercultura constituindo a era do “ciberespaço vazando para o mundo real” (Russel, 1999), a era da “internet das coisas”.

Vale a pena conferir o site. TEm links interessantes e pesquisas na área de cibercultura. Eles também recebem material inédito para publicaçao.

Postado por Sidarta Rodrigues

Um comentário:

  1. E fica uma dica: Quem se interessa pelo assunto pode 'assinar' o 404 e receber cada nova edição por email.

    Eu ia postar, mas achei muito fraquinho o texto desse mês.

    ResponderExcluir