sexta-feira, 24 de abril de 2009

Vida dentro de casa

Muito tempo atrás, eu li uma matéria na Revista Vip sobre um jornalista tentando passar um mês sem sair de casa. 

Na época, a febre internáutica, apesar de consolidada, não era necessariamente uma "obrigação". Acho que era o ano de 2001 ou 2002, talvez... Na matéria, o jornalista se propunha a passar 1 mês inteiro confinado dentro das mesmas 4 paredes. Todos os serviços deveriam ser contactados através da internet, de pizza a faxineira.

Eu já passei feriados inteiros assim. De só levantar a bunda do pc para ir no banheiro tomar banho e fazer as necessidades e voltar para a telinha. Não me perguntem o que eu estava fazendo, a minha resposta seria somente: nada. Na época nem Orkut ainda existia, para eu dizer que estava visitando perfis alheios ou postando em comunidades. 

Tenho amigos que já celebraram Reveillon (com direito a contagem regressiva e tudo) no Mirc. Minha mãe é incapaz de se lembrar quando foi a última vez que efetivamente saiu de casa para pagar uma conta. Luz, água, gas, curso de inglês, todas essas são debitadas automaticamente na conta bancária dela, que ela resolve via internet. Minha mesada não me era dada, era transferida de uma conta a outra na base de alguns cliques. Praticamente não usamos mais o telefone de casa para nada, até o Eletricista tem site. O trabalho dela é feito em um laptop, na mesa de jantar.

Cheguei a encontrar um blog, o Portal Tekno, cujo autor chega a relatar passar mal quando está sem internet. A mesma pergunta que o autor faz em seu blog, eu repito aqui: quanto tempo vocês passam diariamente na internet? Eu perco a conta.

O jornalista conseguiu sobreviver muito bem. Conseguiu trocar as cortinas, mas não conseguiu fazer compras regulares, como em um super mercado. E de fato, até hoje, eu nunca encontrei ervilhas ou polpa de tomate para se vender na internet... Isso e site de médicos que atendem a domicílio, quando você agenda sua consulta virtualmente, são as duas únicas coisas que eu acho que não existem na internet. Mas não tenho muita certeza quanto a nenhuma delas.

Alexandre Lino

6 comentários:

  1. Não procurei médico, mas sua ervilha tá aí: http://www.paodeacucar.com.br/categoria.asp?categoria=catMercearia&subCategoria=catConservaemLata

    O pão de açucar atende pela internet faz tempo já, mas acho que não tem essa rede por aqui ainda, nem conheço outro mercado que venda pela internet. Minha tia já comprou e diz que funciona bem.

    Tinha uma época que teve até reality show (via webcam) de um cara e uma mulher q ficaram em casa por um mês, se não me engano bancado pelo Terra.

    Internet banking é realmente uma maravilha, eu só queria uma impressora de dinheiro pra poder fazer saque em casa

    ResponderExcluir
  2. quem não queria uma impressora de dinheiro? Mas aí já são por motivos mais ilícitos... =p

    ResponderExcluir
  3. Bom, aqui no Brasil não tem, mas em Portugal, por exemplo, existe sim o serviço de médico a domicílio.

    http://www.lardocelar.com/servicos/detalhes.jsp?menu_id=2&submenu_id=10&serv_id=52

    Pelo visto, não falta mais nada.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Em um dos episódios de Dr.House, mostraram um serviço de consulta via internet.
    Será que isso existe?
    haha

    ResponderExcluir
  6. impressora de dinheiro?...
    hehehe
    já assistiu o homem que copiava?

    ResponderExcluir