quarta-feira, 29 de abril de 2009

Novo recurso do Google Maps: simulação de espaço físico real


Quebrando a seqüência de temas filosóficos, psicológicos e sociológicos até então dominantes nos meus esboços de ensaio, vou postar sobre uma nova ferramenta altamente recomendável do Google Maps a qual fui apresentado acidentalmente hoje: chama-se Street View (do inglês Visão da Rua). A ferramenta consiste em permitir a visão completa de determinadas ruas fotografadas especialmente para esta ferramente. Tal ferramenta supera a noção de uma visão de 360º, pois ela está ligada tanto a um ponto fixo nos 3 eixos tridimensionais, além além de uma visão com mobilidade vertical fixa também. A ferramenta do Google permite deslocamento em um dos eixos tridimensionais (largura), bem como mobilidades de visão vertical e horizontal. Até então foi a ferramenta de registro do espaço físico mais elaborada que já pude encontrar para alcance massivo.
Fui recentemente aceito para um intercâmbio estudantil numa universidade estrangeira e estava procurando no Google Maps uma localização mais precisa do campus da universidade onde seriam minhas aulas para simplesmente ter uma idéia de onde se localizava em relação ao todo da cidade. Cliquei no Google Maps e lá digitei: Université Paris 8 Saint Denis. Aparece o velho mapa do Google até então para mim muito familiar, bem parecido com mapas de listas telefônicas, um balão localizando a universidade e desta vez uma foto que nunca havia visto antes em balão algum com um link abaixo onde estava escrito Street View. Clico no link desconhecido e deparo-me com o que inicialmente pensei ser uma foto chapada, mas em poucos segundos percebi que o eixo de visão era controlável pelo usuário e me deleitei muito imaginando o local como se estivesse lá, ainda que dentro duma tela ela mesma chapada. Depois de alguns minutos descobri ainda que o programa permite que o usuário transite pela rua em ambos os sentidos e que até siga para outras desterminadas ruas que se conectam com a rua anterior até que me dei conta que a ferramenta de utilização do recurso é um bonequinho laranja que fica no mapa e que deve ser arrastado para o recurso funcione. Fantástico!! Não podem imaginar o deleite que isso permite a depender da carga afetiva dispensada sobre o local-objeto. Ao mesmo tempo pode ser muito útil para se ponderar algumas decisões sobre os locais se eles forem desconhecidos para o visitante. Através do Google Maps descobri, por exemplo, que há uma estação de metrô ao lado do universidade. Circular virtualmente pelo bairro certamente influenciará na escolha de meu alojamento no local, estando eu em dúvida entre ficar lá ou mais para o centro de Paris. Podemos a partir da minha experiência aqui relatada imaginar a diversidade de possibilidades que se abrem com esta nova ferramenta.
Segue adiante o link da vista no Google Maps para a Tour Eiffel, em Paris, o local turístico mais visitado no mundo. Certamente há outros locais do mundo que talvez possam muito mais interessar a vocês fazer uma visita virtual. Arrastem para o local que desejam visitar virtualmente o boneco laranja que fica no lado esquerdo, acima da barra de aproximação/distanciamento. Para uma boa vista de Torre aconselho que pousem o boneco sobre a Pont d'Ièna, que localiza-se entre a Av. de New York e o Quai Braly. :


Um comentário:

  1. É uma ferramenta bem interessante mesmo... Muito parecido com aqueles antigos jogos adventure como myst, mas transitando pelo "mundo real"

    ResponderExcluir