sexta-feira, 3 de abril de 2009

Jack Thompson cassado

Eu estava procurando essa notícia ontem, mas estava sem tempo e sem lembrar do nome do sujeito. 

Jack Thompson sempre foi um advogado "sujo". Entre suas ordens do dia, constavam extorsão, suborno, chantagem, falsas acusações, falso testemunho, compra de sentenças... Tudo que é possível de se fazer de errado, esse cara fez. Considerado um dos maiores inimigos da cultura "Gamer", a notícia da cassação de sua licença para advogar foi motivo de grande comemoração entre jogadores de todo o globo (mas especialmente dos EUA, onde sua influência era mais forte). Sua cruzada contra os videogames é bem famosa e já abarcou jogos como Bully, um jogo no qual o personagem principal é um garoto problema em uma escola cheia de valentões, e Mortal Kombat, lendário jogo onde os combatentes lutam até a morte (com requintes de sanguinolência, cabeças sendo arrancadas, braços decepados, etc). 

No caso do Bully, Thompson chegou mesmo a processar a Wal-Mart, Best Buy, Target, Circuit City, GameStop e Toys 'R' Us (as maiores empresas de varejo e especializadas em jogos), em uma tentativa desesperada de evitar que o jogo fosse vendido em solo americano. Além disso, mandou uma carta de "cessar e desistir" para a Midway, produtora de Mortal Kombat, alegando que uma das ferramentas do jogo, o Kreate a Fighter, permitiria aos jogadores criarem um lutador à imagem e semelhança de Jack Thompson.

Segue abaixo um excerto do Jovem Nerd sobre sua cassação, divulgando o modo como esse fato se deu:

"após ser informado que a audiência devia-se a acusações de violação de conduta profissional, Jack Thompson entregou um documento afirmando que a Magistrada não tinha condições de presidir a corte, acusando-a de incompetente arrogante, afirmando também o tribunal da Flórida de Fascista e que está sendo perseguido.

Como se não bastasse questionar a autoridade do tribunal e atacar os jogos ao invés de se defender, Dr. Thompson se retirou durante sessão.".

Para uma biografia de Jack Thompson, visitem seu vocábulo na Wikipedia clicando no link. Infelizmente, não há uma versão em português. Mas eu, em meus 18 anos de videogame, jamais vi alguém ser tão odiado quanto esse cara...

Alexandre Lino (postando um dia depois do devido =p )

4 comentários:

  1. Lamentável... Os EUA perderam um de seus maiores defensores da "moral e bons costumes" contra essa ameaça maligna dos videogames...

    =P

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. hahah
    que bandido esse Jack Thompson.
    eu ja criei bruce lee no MK.

    ResponderExcluir
  4. eu criei a trupe inteira do Mortal Kombat, mas foi jogando Soul Calibur 3 =D

    ResponderExcluir